O Que é Webcopy, Copywriting e Textos Promocionais?

O que é webcopy, copywriting, textos promocionais?

Copywriting nada mais é do que usar palavras e ideias que te ajudam a promover uma ideia, um produto, uma pessoa, uma opinião, um evento, um negócio ou empresa.
Por exemplo, podemos encontrar o uso de copywriting em material de promoção em jornais, revistas, livros, em até televisão e radio.

Copywriting usado para fazer marketing na Internet, ou seja, promoção de websites e produtos. São feitas exclusivamente por meios de palavras escritas.

Qual a finalidade do webcopy no marketing da internet?

A meta final do marketing usando copywriting é de criar textos promocionais com a intenção de convencer, através de palavras, o leitor a tomar a decisão que o escritor do conteúdo (copy) quer que ele tome. Essa decisão, se for o caso, pode ser o ato de pegar o telefone e discar um numero, assinar uma certa publicação semanal, aceitar ou adotar uma certa visão e, também, comprar um produto.

5 Elementos que não podem faltar no webcopy e no marketing na internet.

Há cinco elementos fundamentais que devemos ter em nossos materiais promocionais para um webcopy trazer os resultados  que desejamos para os negócios.

  1. Tudo que você escrever deve ser voltado exclusivamente para o interesse do leitor. Antes do seu cliente notar seu produto, de te dar qualquer atenção, fazer qualquer pergunta a respeito do que você faz, é fundamental que você demonstre que ele (o leitor e, futuro cliente) é especial e o leve a sentir-se apreciado. O leitor quer sentir que seu copy foi escrito com ele em mente e não, 10.000 outras pessoas. Por isso você deve usar palavras como “você”, “com você”. Digo isso, por que muitos não entendem a importância de escrever diretamente ao cliente no marketing na Internet. Muitos querem fazer um website que está simplesmente entornando encima do visitante do portal, um tsunami de informação que só se refere ao seus próprios produtos.
  2. Conte uma história que entretém e engaja o leitor em seus textos promocionais (webcopy). É muito importante também manter um arquivo de todos os momentos em que seus clientes e compradores se sentiram depois que começaram a usar seu produto. Escreva a historia deles e como suas vidas mudaram para melhor.
  3. Toque na emoção do leitor. De acordo com autores especializados em webcopy as pessoas não compram porque precisam daquele produto ou porque fizeram uma pesquisa tão bem feito usando a lógica. As pessoas compram com a emoção. Você já comprou um sapato ou uma moto só porque você gostou do modelo, ou da cor, ou do estilo. Ou mesmo porque era o ÚNICO da loja? Eu também já fiz e continuo comprando assim. Por isso que no texto promocional você deve usar palavras que mexa com os sentimentos dos leitores do seu website.
  4. Mantenha seus textos promocionais curtos e diretos. A leitura feita na internet é diferente daquela feita em jornais, revistas e livros. A área visível para a leitura e mais estreita e mais curta do que os outros meios. Por isso use parágrafos curtos. Escreva parágrafos com 2 a 4 orações e use espaço entre cada parágrafo. Exatamente como eu fiz neste texto.
  5. Sempre escreva usando a voz ativa e não a passiva. Dependendo da região dos seus negócios, você poderá atá mesmo escrever com o “tu”. Eu não recomendo a menos que esteja visando países que usam esta forma de falar. Se você estiver escrevendo para o mercado brasileiro eu recomendo que escreva usando o “você”. Escreva como se você estivesse conversando com o leitor sentado na sala de estar dele ou dela. Por exemplo: não escreva“Te será mostrado como escrever …” mas sim “ Eu vou te mostrar como você …”

Gostaria de deixar uma observação que fará grande diferença no ranking de suas paginas.
O conteúdo de um website é 100 vezes mais importante do que a aparência, a cara, o design do web em si. Quando os sites de busca recomendam a sua página entre as milhares de outras páginas que eles poderiam ter sugerido, eles não sugeriram seu site por causa do look da página, mas sim pelo conteúdo e as técnicas usados no webcopy (textos promocionais) que você inseriu no seu website.Se o seu website não está sendo recomendado pelos motores de busca é porque você não tem o conteúdo necessário para ser recomendado.

Saiba como podemos te ajudar com o conteúdo do seu site clicando neste link.

Grátis!!!

Também podemos fazer uma avaliação grátis do seu website e do seu conteúdo.

This entry was posted in Geral, Marketing na Internet, Otimização de Websites, SEO - Otimização de Sites and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

One Response to O Que é Webcopy, Copywriting e Textos Promocionais?

  1. Pingback: SEO: Quanto Custa Um Artigo Escrito Profissionalmente? - CleiaBravim.comCleiaBravim.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>